Viagem de fim de ano - Expatriados



A viagem de fim de ano dos expatriados pode ser um bom momento para reunir documentos e informações necessárias para as temporadas de declarações obrigatórias que ocorrem no Brasil no primeiro semenstre de 2014.
Muitos expatriados tem dificuldades em obter informações para o preenchimento de suas Declarações de Imposto de Renda e Declarações de Capitais Brasileiros no exterior ao Banco Central porque, no momento do preenchimento, serão exigidas informações que talvez só estejam disponibilizadas em meio físico em seu país.
Algumas empresas tem orientado seus expatriados a reservarem algumas horas nessa semana para organizarem seus documentos tais como:
- Extratos bancários até 31 de Dezembro de 2013;
- Extratos de investimentos anuais;
- Demonstrativos de despesas dedutíveis no Brasil tais como: despesas médicas e respectivo reembolsos e com educação.
- Demonstrativo de rendimentos e de impostos pagos no exterior.
O RH também pode aproveitar a viagem para que documentos pendentes sejam assinados ou formalizados, para o envio e recebimento de documentos originais como os necessários para instruir pedidos de vistos de outros estrangeiros e etc.
Mesmo com algumas culturas mais dificeis essa prática começa a ser adotada e o ganho tende a ser temporadas de preenchimento e entrega de declarações mais organizadas e rápidas.
* Daniel é advogado, sócio fundador da Personae Assessoria Internacional a Expatriados, pós graduado em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC SP e MBA em Gestão Empresarial pela FGV RJ. Possui mais de treze anos de carreira profissional e é especialista na assessoria jurídica para expatriados e investimento estrangeiro no Brasil. Atuou por oito anos na Ernst & Young (EY), tendo ocupado o último cargo de Gerente Sênior e por quatro anos na PwC, atendendo grandes empresas multinacionais. 
Autor do blog “Profissional Expatriado” www.profissionalexpatriado.blogspot.com.br
www.personaexpt.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Previdência Privada - Diferimento de imposto de renda - 13o. Salário

O que é o processo de Saída Definitiva do Brasil?