Como preparar uma expatriação feliz.



Desta vez farei um post diferente.
Fui selecionado para um programa de intercâmbio profissional de advogados (Brazilian-British Lawyers Exchange Programme) promovido pelo Bar Council da England and Wales, the Law Society of England and Wales, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Lex Anglo Brasil.
Será uma expatriação de short-term, bem curto prazo, mas me permitiu testar conceitos, ideias e dicas anteriores.
Minha proposta será de discutir sobre a preparação fundamental para uma expatriação, uma transferência internacional e apresentar algumas pequenas ferramentas para garantir o bem estar de toda a família, se for o caso.

Preparação


O sucesso de qualquer empreendimento, e aqui incluída uma transferência internacional, depende de muito estudo prévio, muita preparação, muito conhecimento do que está por vir.
Uma expatriação há muito tempo deixou de ser um empreendimento para apreender um outro idioma ou para enriquecer.
Infelizmente, presenciamos algumas transferências internacionais com grandes salários, grandes bônus e excelentes benefícios que não prosperaram pela ausência de estudo prévio, de preparo de todos os envolvidos o que levou a não adaptação de algum membro do grupo familiar.
Aviso desde já que serão, e assim deve ser, consumidas mais horas neste processo de aprendizado além daquelas horas consumidas nas atividades relacionadas diretamente com a mudança dos bens e logística.
A internet é uma excelente ferramenta para realizar os estudos prévios, e já gostaria de advertir para que não se confie em tudo que está postado imediatamente, mas ao contrário, pesquisar outras opiniões, um senso comum, aquilo postado pela maioria, para orientar nossos estudos.
O primeiro estudo a ser realizado deve ser a cidade host em si, pontos turísticos, história, preços e estilo de vida.

 A cidade

Através dos sites oficiais das cidades se obtém muitas informações sobre lazer e etc. Há também muitas dicas de segurança, de locomoção e cultura.
Durante a minha fase de estudos prévios percebi que além de haver brasileiro em todo o canto do mundo, alguns destes tem postado suas experiências em blogs como este, o que permite uma busca em português, por exemplo: (i) o que há para se fazer em Edimburgo? (ii) turismo em Dublim, e assim por diante, (iii) o eu fazer em Londres em 24 horas. Faça o teste, já testei muitos países e cidades distantes e inóspitos.
Esses blogs também ajudam a identificar como os brasileiros que vivem, ou estiveram na cidade host, pensam a respeito e fizeram por lá.
O agrupamento dessas informações será ainda mais importante nas situações em que a pessoa transferida será acompanhada de sua família.
Assim, será possível criar um programa de passeios, lazer e cultura para todos. Todos os envolvidos devem estar felizes ou satisfeitos com a nova cidade e afetará diretamente a qualidade de vida de toda a família.
Toda mudança envolve muitos obstáculos e um dos principais e mais importante repousa em nossa própria personalidade.
É evidente que, e a ciência tem estudado com grande maestria, há diferentes tipos e estilos pessoais.
O estudo da personalidade do ser humano não é tarefa fácil tendo em vista as particularidades individuais, cada pessoa ser um universo complexo de pensamentos, anseios, medos, frustrações e etc.
Entretanto, a ciência agrupa em sua maioria, os indivíduos em quatro grandes classificações: (i) Amável (Amable); (ii) Analítico (Analitic), (iii) Dirigente (Driving) e (iv) “Experimental” e, estas últimas, são extremamente as pessoas mais propensas a mudanças, a descobrir coisas novas, experimentar novas emoções sem muito estudo analítico, sem muito medo ou planejamento.
Propor uma transferência internacional para uma pessoa experimental pode ser tarefa fácil, entretanto, para os demais estilos pessoais pode ser um transtorno enorme.
Essa pequena descrição dos estilos pessoais permite que a pessoa transferida analise rapidamente a sua própria família e entenda quais informações cada um precisa para aceitar, extremamente motivado, a transferência internacional ou expatriação.
Saber como é a cidade, o que se pode fazer, ajuda a cria planos que minimizam as incertezas, criam expectativa e motivação, já que o novo é sempre inseguro e um obstáculo para três estilos pessoais.
Ter planos, ter uma programação a seguir e concretizá-la torna a expatriação ou transferência internacional mais motivadora e trará o gosto da conquista em cada realização, trará a sensação de que a mudança ocorreu para uma cidade já conhecida ou visitada. Criará boas expectativas, exceção feita àquelas cidades que estão em guerra, outras situações devastadoras ou que, dificilmente tem qualquer opção de lazer. Nestes casos, levar a família deve ser imediatamente revisto.
Com as informações colhidas, faça planos para o fim de semana, muitos países têm atrações de lazer gratuita como parques, museus ou até mesmo praia.

O clima

Recomendo que o clima da cidade host seja muito bem estudado pois pode ser muito diferente de sua cidade atual no Brasil.
Se é frio, se é muito frio e exige novas roupas ou se é mais calor e exige um novo estilo de se vestir.
E chove ou não. Se neva ou não.
Mas sobre tudo, como as pessoas locais reagem a este clima. Em alguns lugares vão à praia com cobertor, ao parque acompanhados de vinho ou roupas especiais para a chuva.
O clima é algo que interfere demasiadamente na vida e na forma como as pessoas se relacionam no mundo dos negócios.
Os paulistanos podem estar mais abertos para esta adaptação e preparação pois em São Paulo, tudo pode acontecer em um único dia, todas as estações que temos no Brasil, aparecerem em uma única tarde, e mais difícil para brasileiros de outras localidades.

Transporte

Pensar no sistema de transporte público da cidade host baseado no que conhecemos de ônibus e metro que temos no Brasil, e se houver é claro, pode nos levar a conclusões erradas.
Por exemplo, busquem o sistema de ônibus e metros de Londres e compare com o brasileiro!
Nós brasileiros somos apaixonados por carros, já os londrinos preferem o tube (é, nada de subway por lá) e ônibus para trabalhar.
O Google Maps é uma boa ferramenta para desenvolver os roteiros de locomoção nessa fase de estudo. Identificar as rotas, o tempo consumidos e etc, pois sempre que testei funcionou perfeitamente.
Existem sites na internet especializados estimar a tarifa de taxi. Com essa estimativa fica mais fácil ainda imaginar o que fazer em situações de emergência, e qual seu custo.
Enfim, é uma pequena receita que vale a pena ser provada.
Criar uma agenda também para os fins de semanas, planejar as opções de lazer, cultura, aprendizados, clima e transporte e, ao chegar na cidade host, toda a família sentirá como se já conhecesse o lugar e trará um gosto especial de conquista e felicidade.
Essa agenda deve ser um instrumento de motivação e de felicidade e, portanto, deve ser cumprida, caso contrário terá o desastroso efeito de frustração.
Aquela pessoa em expatriação também estará muito motivada para trabalhar, mas deve impor alguns limites, como seguir a agenda do fim de semana, para trazer o bem estar para todo o grupo familiar.

E, veja que nem começamos a falar de trabalho e idioma, que eram as principais preocupações há algumas décadas.



* Daniel é advogado, sócio fundador da Personae Assessoria Internacional a Expatriados (www.personaexpt.com), pós graduado em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC SP e MBA em Gestão Empresarial pela FGV RJ. Possui mais de treze anos de carreira profissional e é especialista na assessoria jurídica para expatriados e investimento estrangeiro no Brasil. Atuou por dez anos em empresas Big Four, ocupou o último cargo como Gerente Sênior de mobilidade global e assessorou grandes empresas multinacionais.


** A Personae Assessoria Internacional a Expatriados possui equipes de advogados especializados em Direito Tributário, em São Paulo e Belo Horizonte, que podem assessorá- lo com o preparo e revisão das Declaraçõesde Imposto de Renda de Pessoas Físicas, de expatriados eexecutivos.
Caso julgue necessitar de nossa assessoria jurídica, entre em contato com nossos advogados.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Previdência Privada - Diferimento de imposto de renda - 13o. Salário

Protocolo Eletrônico de Requerimento de Transformação de vistos junto ao Ministério da Justiça.