Mudanças fundamentais com a entrada em vigor da lei de migrações nº 13.445/2017

A lei de Migrações revogou o Estatuto do Estrangeiro (Lei 6.815/1980) e entender o substrato das mudanças e inovações criadas permitirá o perfeito entendimento e interpretação de todo o marco regulatório imigratório no Brasil que compreenderá a Lei de Migrações, seu regulamento e legislação infra legal decorrente.

As grandes alterações são o desaparecimento do termo “estrangeiro” substituído pelo conceito de “migrante” e a adequação do marco regulatório ao Estado Democrático de Direito introduzido pela Constituição da República do Brasil de 1988.

Substituir o termo “estrangeiro” por “migrante” traduz uma humanização, um avanço e  o posicionamento igualitário do migrante seja ele nacional ou estrangeiro, o que não existia antes de 1988.

Neste vídeo apresentamos os motivos dessas mudanças essenciais, as suas razões e a importância da adequação da Lei de Migrações ao Estado Democrático de Direito. Essas questões devem ser estudadas para todo o entendimento da Lei e de seu Regulamento.
Vídeos citados:
Promulgação da Constituição da Republica de 1988
A partir 19:00 – 22:30 – 3 minutos


Surgimento do Estado Democrático de Direito na CR88 – Vídeo 3:32

* Daniel é advogado, sócio fundador da Personae Business Intelligence (www.personaexpt.com), especialista em English System Law pela BPP Law School em Londres, pós graduado em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC SP e MBA em Gestão Empresarial pela FGV RJ, membro do comitê da Lex Anglo Brasil SP e co-fundador do GEEX-MG. Possui mais de dezessete anos de carreira profissional em consultoria jurídica para expatriados e investimento estrangeiro no Brasil. 
  
 Caso julgue necessitar de nossa assessoria jurídica, entre em contato através do e-mail daniel@personaexpt.com.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Previdência Privada - Diferimento de imposto de renda - 13o. Salário

Protocolo Eletrônico de Requerimento de Transformação de vistos junto ao Ministério da Justiça.